Internacionais

Cordero Lechal

Diz a sabedoria popular que «de Espanha, nem bom vento, nem bom casamento», mas certamente que tal terá sido proferido por alguém que nunca teve a oportunidade de se deliciar com a carne de ‘cordero lechal’ de ‘nuestros hermanos’.

O ‘cordero lechal’ é a cria da ovelha, uma das carnes mais difundidas em Espanha e que serve de base a muitos pratos regionais do país vizinho. Neste caso, distingue-se pelo facto de ser alimentado exclusivamente com leite materno, com todo o seu valor nutritivo, criado num determinado período do ano (normalmente na primavera, por os pastos serem mais ricos), sacrificado entre os 25 e 35 dias, e com um peso que varia entre os 10 e os 15 kg.

Deste processo resulta uma carne de suave textura e delicado sabor, que nos transporta para os prados a cada vez que a provamos, tornando-se no produto ideal para os amantes do exclusivo, para os verdadeiros adeptos do bom comer e para os paladares mais exigentes.

Sabia que

A carne de cordeiro é uma rica fonte de ferro, na sua maioria em forma de ferro heme, que é absorvido de forma mais eficiente pelo corpo humano e que é necessário para a formação da hemoglobina?

Além disso, esta carne é uma magnífica fonte de poteínas para o nosso organismo, contendo todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção do corpo, pelo que pode revelar-se também um excelente componente para uma dieta saudável.

Como tal, não é de estranhar também que os pratos com carne de cordeiro estejam espalhados por gastronomias muito diversas como a cozinha do Magrebe, a cozinha indiana ou a iraniana. De resto, também na nossa cozinha mediterrânica é um ingrediente muito habitual, associado por vezes à celebração de festividades, como a Páscoa ou o Natal.

A ORIGEM


Esta raça de ovelhas é tão antiga como a história da região onde a podemos encontrar em Espanha, Castilla e León, já que foram os invasores celtas que cruzaram as ovelhas do cnetro de espanha com os carneiros que eles traziam e assim obtiveram o tronco churro primitivo do qual derivam as ovelhas churras atuais.

ZONA DE PRODUÇÃO


Na sua maioria, este tipo de cordeiros são procedentes de Castila e León, Castilla - La Mancha e do País Basco e Navarra, mas sempre num ambiente natural.


CARACTERÍSTICAS DA CARNE


A carne de ccordeiro caracteriza-se por ser tenra e saborosa, de cor rosa pálido, quase branco, com pouca gordura e um odor fresco e suave.


TIPOS DE CORTE


  • Inteiro


Para mais informações sobre estes produtos, entre em contacto connosco via e-mail para geral@ncgourmet.pt ou ligue-nos através do tlf. 263 853 028.